Encontro de Corais no Domingo Musical

A Sociedade Cultural Alemã - Deutscher Kulturverein, em parceria com a Fundação Cultural de Joinville promoverá neste dia 7 de agosto mais um Domingo Musical com Arte e Cultura, integrado ao programa “Concertos Matinais”, na Casa da Memória/Cemitério do Imigrante.

A programação desta edição será um encontro de três corais joinvilenses, com a participação do Coral do Laboratório Catarinense, Coral Feliz e Coral Mazolli. O repertório será variado, desde músicas eruditas, MPB e cancioneiro popular.

Na oportunidade a SCAJ fará uma homenagem aos imigrantes suíços, em comemoração aos 720 anos de fundação da Confederação Suíça, criada em 1º de Agosto de 1291. Atualmente é uma República Federal, situada no Centro da Europa, com 26 estados denominados “Cantões”. Um deles “Schafhausen” é cidade irmã de Joinville, e Berna, a capital é a sede das autoridades federais.

Inseridos entre os pioneiros germânicos, responsáveis pela fundação e desenvolvimento da Colônia Dona Francisco, mais tarde denominada Joinville, os descendentes suíços começaram a ter mais visibilidade a partir da criação do Consulado Honorário na cidade, no ano 2000, cargo honorífico ocupado por Alberto Holdereger. Advogado, músico e cantor, Alberto tinha um motivo especial para sua incansável defesa em favor da preservação da cultura suíça em Joinville: seu pai, Wilhelm Holdereger foi um imigrante suíço.

Em 2001, um novo incentivo aos descendentes suíços foi a implantação da Praça Suíça, com monumento, junto ao Museu de Arte de Joinville.

A Suíça e os imigrantes daquele país serão lembrados neste Domingo Musical, quando será depositado um ramo de flores no Cemitério do Imigrante, pelo presidente da SCAJ, Carlos Adauto Virmond Vieira, com a participação do Cônsul Honorário da Suíça, Alberto Holdereger.

Serviços

Domingo Musical com Arte e Cultura
Data: 07 de agosto de 2011 - Domingo
Horário: 10h30min
Local: Casa da Memória / Cemitério do Imigrante
Rua XV de Novembro, 1000
ENTRADA FRANCA

Comunicação - Nelci Terezinha Seibel
Fone: 47 3425-4090
Carlos Adauto Virmond Vieira - Presidente da SCAJ
Fone: 47 3433-1299

Grupos de Conversação em Alemão

Os grupos de conversação em alemão, iniciativa da Sociedade Cultural Alemã de Joinville vem crescendo em sucesso e aceitação popular em Joinville. O primeiro grupo foi formado há três anos, sob a coordenação de Raulino Rosskamp e orientação de Juta Hagemann, continua acontecendo todas as segundas-feiras a partir das 17 horas, na Casa da Memória junto ao Cemitério do Imigrante, com a participação de 15 a 20 pessoas.

Na sequência formaram-se grupos na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba e na Sociedade Cultural Lírica, que realizam seus encontros em datas fixas, com a participação assídua de grande número de interessados.

Tendo em vista a grande procura, a Sociedade Cultural Alemã iniciou um novo grupo, nas terças-feiras a partir das 19:30min, também na Casa da Memória, sob a coordenação do associado da SCAJ , André Burzke.

Os grupos de conversação em alemão se destinam a pessoas que aprenderam a língua alemã, mas não possuem muitas oportunidades de praticá-la. A cada sessão é escolhido um tema, e cada participante tem sua vez de falar, com o apoio e a correção (se necessário) dos orientadores. É uma forma de manter vivo o idioma dos ancestrais que colonizaram a cidade de Joinville e de alcançar um dos objetivos da SCAJ, que é preservar a cultura dos imigrantes germânicos. Mais informações e/ou inscrições podem ser feitas na casa da Memória, sede da SCAJ, com Fernanda, ou pelo telefone 3433-5598, no período da tarde.

Comunicação - Nelci Terezinha Seibel
Fone: 47 3425-4090
Carlos Adauto Virmond Vieira - Presidente da SCAJ
Fone: 47 3433-1299

Por: Nelci Terezinha Seibel, em 2011-08-07

Fonte: Autoria própria.

Formas de pagamento:

Cartões de crédito:
Cartões de crédito

Débito online:
Débito online

Boleto:
Boleto

Desenvolvido por: ismaelMatias

Central de atendimento:

Rancho Queimado SC (48) 4052 9209
São Paulo SP (11) 3522 6943
Florianópolis SC (48) 4052 9209
Plantão TIM (48) 9982 3401
e-mail: immb@motivacao.org

Imagens ilustrativas. Para realizar pagamento, inclua o produto no carrinho de compras para escolher a forma de pagamento.