VOLTA AO MUNDO

VOLTA AO MUNDO
Nelci Terezinha Seibel

Parceria SEBRAE

O Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, fechou mais uma e importante parceria com o SEBRAE. Através dos trabalhos coordenados pela CMO Sueli Bernardi, o SEBRAE aportará 80% dos recursos necessários para projetos de tecnologia, cujos beneficiados são os associados deste Convention Bureau. O direcionamento dos projetos se dará nas áreas de consultoria e auditoria para Certificação do Programa de Qualidade Turística, cuja metodologia foi criada pelo Rota da Amizade C&VB em parceria com o SEBRAE e para o Programa de Alimentos Seguros (PAS), conforme acordo firmado com o presidente da entidade Wilson Luiz de Macedo. Os encaminhamentos técnicos acontecerão nos próximos dias e os associados receberão a visita dos profissionais credenciados pelo SEBRAE, conforme agendamento prévio. As consultorias e auditorias serão de outubro a dezembro de 2011. Festa do Divino Espírito Santo
A Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação e Cultura e a Corte Imperial de Governador Celso Ramos receberam homenagens no dia 19 de setembro, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, por manterem a tradição da Festa do Divino Espírito Santo. Essa festa é composta por um significativo ritual, tem sua origem nos Açores, Portugal e foi trazida pelos imigrantes açorianos, que de forma geral se estabeleceram em regiões litorâneas. Várias cidades catarinenses mantém esta tradição e um dos destaques é a riqueza dos trajes da Corte.

Viva Serra

A Serra Catarinense recebeu o projeto Viva Serra a partir do dia 24 de setembro. É o Festival da Primavera, em Urubici, que inaugura a temporada de atrações nacionais de entretenimento e cultura na região. Na avenida central do município, Av. Adolfo Konder, foi estruturada a Arena Viva Serra, com 3.500 m2. O espaço tem um mini-shopping de produtos regionais, lounge, pista de patinação, Café Bistrô assinado pelo chef Vitor Gomes, vinheria, área vip e palco para apresentações. A arena, com capacidade para duas mil pessoas, também serve como um ponto de encontro para saída de diversos passeios, de esportes radicais a ecoturismo. Durante quatro finais de semana consecutivos, até 16 de outubro, uma intensa programação abraça a cidade. Outros espetáculos e nomes de atrações locais serão confirmados nos próximos dias. Todos os shows e apresentações têm entrada franca. Os passeios e encontros, que são parcerias com agências de turismo local, e a pista de patinação são atrações pagas. Consulte tarifas e mais informações no site WWW.vivaserrasc.com.br. O Viva Serra é uma realização da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau (SCCVB), co-realização da RBS Eventos, promoção da RBS TV e apoio Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL/SC) com Funturismo.

Fórum de Museus

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em Chapecó, o 3º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina. As inscrições para participação no evento já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de outubro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da FCC (http://www.fcc.sc.gov.br) e enviar para o e-mail forumdemuseus@fcc.sc.gov.br. O Fórum tem abrangência estadual e é a instância máxima deliberativa e com a função de nortear as ações da FCC no que diz respeito ao campo de museus no Estado. A terceira edição do evento tem por objetivo estabelecer estratégias de ação da Política Estadual de Museus de forma aberta e democrática, com a participação da sociedade civil de todas as regiões do Estado de Santa Catarina, além do debate sobre temas pertinentes à área.

Mais um aeroporto?

A ideia do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, da implantação de um novo aeroporto não corresponde ao entender da Anac. Para Marcelo Guaranys, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, a melhor solução para a capital paulista é expandir a estrutura aeroportuária já existente. Ele admite que a demanda dos próximos 20 anos será coberta por Guarulhos e Viracopos. Questionado sobre a Copa do Mundo, Guaranys disse a Folha de São Paulo que será como um período de Natal nos aeroportos. \"No fim do ano o aeroporto fica mais lotado, mas todo mundo chega ao seu destino tranquilamente. A Copa será assim, uma situação que a gente já sabe gerenciar. Com uma vantagem: a infraestrutura expandida\", afirma.

Destinos brasileiros

A CVC revela os dez destinos mais procurados pelos brasileiros para as férias. Tanto no verão como na baixa temporada, as cidades do Nordeste estão no topo da lista dos destinos preferidos pelos brasileiros há mais de dez anos. São eles: Porto Seguro (BA), Maceió, capital de Alagoas, Fortaleza, capital do Ceará, Natal, capital do Rio Grande do Norte, Gramado, na Serra Gaúcha, Rio de Janeiro, Florianópolis e Balneário Camboriú em Santa Catarina, Foz do Iguaçu e Caldas Novas, Goiás.

Homenagem a Caio

Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, é a pessoa indicada pelo trade de turismo brasileiro para receber o Prêmio World Travel Market Global Awards, um dos mais importantes do cenário mundial da indústria do turismo, oferecido pela feira World Travel Market (WTM), de Londres, na Inglaterra. Por tudo o que Caio já fz pelo turismo do Brasil, o prêmio é mais do que merecido.

Novos consumidores de turismo

No lançamento do Guia de Hotéis, efetuado pela ABIH-SC na última semana, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, falou sobre o desafio do setor para atender aos 30 milhões de pessoas das classes C e D que representam hoje o maior contingente de consumidores no país. Segundo Valdir, esse segmento deve injetar no mercado turístico cerca de R$ 11 milhões até o final do ano. E para atender esses novos nichos de público são necessárias algumas novas ferramentas e adaptações nos produtos turísticos. Valdir sugere entre outras medidas, a adoção pelo setor de cartões personalizados, como fazem grandes redes de lojas facilitando o acesso ao crediário. Citou como exemplo o cartão da TAM que facilita a aquisição de passagens aéreas. Aos hotéis sugeriu que façam algumas alterações nas acomodações para atender ao gosto do novo consumidor.

Cidade das Rosas

Montanhas, vulcão e lagoas verdes-esmeralda compõem o cenário peculiar de Puerto Varas, cidade muito requisitada à operadora Euroandino. Conhecida como “Cidade das Rosas”, pela presença marcante deste tipo de flor, Puerto Varas foi fundada em 1853 por imigrantes alemães e suíços, origens que se refletem na arquitetura da cidade e nas tradições. A paisagem encanta os turistas, que encontram ali boa hospedagem, cassino, lojas e variadas opções gastronômicas, como cervejas artesanais, carnes e lomitos – sanduíche à base de carne suína, típica iguaria chilena. O local é também excelente para os apreciadores da pesca, escalada, canoagem, esqui, entre outras atividades de esporte e lazer. O roteiro, oferecido pela Euroandino inclui a visita à Igreja Del Sagrado Corazón de Jesus, as quedas d\'água Saltos Del Petrohué e os lagos Todos Los Santos e Llanquihue, de onde é possível contemplar o gigante Vulcão Osorno. Site www.euroandino.com .

Pérola do Marajó

Assim é conhecida a região de Soure, no Pará, com extensão territorial de 3.051 quilômetros quadrados, e fica a 87 quilômetros de Belém. O acesso é feito em 35 minutos de avião ou quatro horas de barco. Mas todo o esforço vale a pena quando se encontra praias de águas doces e salgadas, campos naturais e uma variedade infinita de fauna. Com clima quente e úmido, Soure possui um período de chuvas abundantes que vai de janeiro a março; e de verão, de agosto a dezembro. Maior cidade da ilha do Marajó, Soure possui uma arquitetura que encanta pela simplicidade, casas, jardins, ruas largas e arborizadas por mangueiras. Para chegar à vizinha Salvaterra, é necessário dispor de cerca de dez minutos para fazer a travessia de barco pelo rio Paracauari. A tranqüilidade não é quebrada, nem quando um dos imensos búfalos que passeiam pela cidade cruzam o caminho. (Wilson Sierramar)

Fernando de Noronha

Ainda dá tempo de garantir o feriadão de 12 de outubro em um dos mais famosos destinos turísticos do Brasil. A Ambiental Turismo, operadora paulista especializada em roteiros de natureza com conforto, está com pacote promocional para Fernando de Noronha. São cinco dias e quatro noites de um passeio que ninguém esquece, por R$ 2.366, com direito a passagens aéreas, hospedagem com café da manhã, traslados de chegada e saída na ilha e passeios: Caminhada histórica pela Vila dos Remédios e passeio de barco pelo mar de dentro (preço tendo como base saída de São Paulo e hospedagem em apartamento duplo em pousada domiciliar.

Lençóis Maranhenses

A Allia Hotels, maior rede hoteleira de capital nacional, preparou uma promoção especial no Gran Solare Lençóis Resort - empreendimento da rede nos Lençóis Maranhenses -, para o período de 14 a 16 de outubro, final de semana seguinte ao feriado de 12 de outubro. A localização do hotel é privilegiada, à beira do rio Preguiças, com uma vista belíssima que é porta de entrada para o turismo local. O preço é convidativo e os atrativos são muitos: inclui café da manhã e almoço e atividades recreativas para as crianças. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com seus 155 mil hectares, é uma reserva ecológica protegida pelo IBAMA, repleto de dunas e praias de águas cristalinas, com milhares de lagoas naturais localizadas em pleno deserto. Situado no litoral oriental do Maranhão, o Parque envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas - este último, o portão de entrada para o fantástico recanto de beleza natural onde está localizado o Gran Solare Lençóis Resort.

Festival do Camarão

O Hotel Bandeirantes da Barra, situado em lugar privilegiado na Barra do Sul, de frente para o mar, promove de 8 a 12 de outubro o Festival de camarão, com bufê composto de mais de 20 pratos de camarão e outros frutos do mar. Oferece atraente pacote de hospedagem com café da manhã para este período.

Vestibular itinerante

A Castelli ESH , de Canela – RS realizará o seu Vestibular de Verão em seis cidades brasileiras além da sede, em Canela, no dia 27 de novembro.
Isso porque a maior parte de seus alunos são oriundos de vários estados brasileiros. Em Londrina, será no dia 16/10; em João Pessoa, Belém, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo são os outros destinos da Castelli ESH na busca por jovens talentos que almejam ingressar no mundo da hospitalidade.

Dia das Crianças no Pantanal

A segunda semana de outubro é uma das mais esperadas pelas crianças, adolescentes e também pelos pais que podem programar para viajar com seus filhos. O Refúgio Ecológico Caiman (REC) oferece passeios e atividades divertidas em meio à riquíssima fauna e flora pantaneiras.
Um dos pilares da Caiman são as atividades que proporcionam o contato direto dos hóspedes com a natureza, como cavalgada, trilhas e canoagem, entre outras. São experiências únicas, com observação de animais - jacarés, aves raras e até jaguatiricas em seu habitat natural, além de desfrutar das luxuosas acomodações e da deliciosa gastronomia.
Durante a semana do feriado, de 9 a 13 de setembro, a Pousada Baiazinha – opera pelo sistema de reservas individuais FIT (frequent independent traveller). A diária em apartamento Standard Superior single ou duplo sairá por R$ 1.671. O sistema FIT inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), lanches durante os passeios, bebidas não alcoólicas o dia todo, e atividades regulares para contemplação de fauna e flora, sempre acompanhadas pelos Caimaners (guias graduados e bilíngues em português/inglês) e pelos guias de campo, moradores da região que conhecem profundamente o Pantanal. Com uma área de 53 mil hectares, a Estância Caiman, hoje Refúgio Ecológico Caiman (REC), surgiu em 1985. A denominação de REC visa reunir as três atividades que dividem o mesmo espaço físico: Estância Caiman (fazenda de criação extensiva de gado de corte), Pousada Caiman (operação de ecoturismo pioneira no Pantanal de Mato Grosso do Sul) e Programa de Conservação da Natureza, que além de parceiros com diversos projetos científicos como o Projeto Arara-Azul e o Projeto Papagaio-Verdadeiro, desenvolve amplo contato e intercâmbio com universidades e mantém uma Reserva Particular de Patrimônio Natural de 5, 6 mil hectares. Site www.caiman.com.br.

Roteiros integrados

A Embratur e o Ministério do Turismo apresentaram na última semana os roteiros integrados das 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014 para empresas do setor de turismo. O objetivo é alinhar as estratégias das iniciativas pública e privada, na preparação de produtos turísticos que serão comercializados no mercado internacional, exclusivamente por ocasião do evento esportivo. A meta da Embratur é atrair 7,2 milhões de turistas estrangeiros em 2014 – dos quais 600 mil virão exclusivamente para ver os jogos. “Os roteiros terão o desafio de abranger todo o país, incentivando o turista a visitar também os estados que não sediarão jogos, ajudando a descentralizar os benefícios do evento”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Por: Nelci Terezinha Seibel, em 2011-10-07

Fonte: Autoria Própria.

Formas de pagamento:

Cartões de crédito:
Cartões de crédito

Débito online:
Débito online

Boleto:
Boleto

Desenvolvido por: ismaelMatias

Central de atendimento:

Rancho Queimado SC (48) 4052 9209
São Paulo SP (11) 3522 6943
Florianópolis SC (48) 4052 9209
Plantão TIM (48) 9982 3401
e-mail: immb@motivacao.org

Imagens ilustrativas. Para realizar pagamento, inclua o produto no carrinho de compras para escolher a forma de pagamento.