VOLTA AO MUNDO

BNT Mercosul

Em Santa Catarina estão sendo ultimados os preparativos para a 18ª BNT Mercosul, que se realizara nos dias 25 e 26 de maio, em Beto Carrero World. O evento será aberto dia 25, às 15 horas, em frente ao Castelo das Nações. Para os profissionais de imprensa interessados em cobrir a BNT, as inscrições estão abertas desde o último dia 2. A ficha de inscrição pode ser solicitada pelos e-mails larissa@rotascomunicacao.com.br ou redacao@rotascomunicacao.com.br. Além do acesso à Feira de Negócios Turísticos, os profissionais de imprensa credenciados poderão assistir em primeira mão à coletiva -, no sábado, dia 26 de maio, às 18h 30min no interior do parque -, que apresentará as mais recentes novidades do Beto Carrero World, de destinos turísticos brasileiros e da BNT Mercosul. Haverá visitas a atrativos turísticos catarinenses, participação na grande festa temática de encerramento no Beto Carrero World e da entrega de troféus aos Campeões de Venda 2011/2012 também estão abertas à imprensa. Na Feira, a organização irá oferecer sala de imprensa estruturada com equipamentos, e internet e haverá fotógrafos do evento realizando cobertura e equipe de assessoria de imprensa para atender as necessidades dos profissionais. Mais informações no site www.bntmercosul.com.br. A 18ª BNT Mercosul terá participação dos governos da Argentina, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Distrito Federal, Prefeituras de Santos -SP, Bombinhas -SC, Teresina - PI e Vitória - ES, além do Parque Colina, de Nova Trento –SC, contando com o apoio da SANTUR, Governo de Santa Catarina e da Costa Verde e Mar.

Turismo do Sul

Representantes da Comissão Turismo Brasil Sul - CTBS, que promove os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, estiveram na última semana na Embratur- Instituto Brasileiro de Turismo, para debater o turismo de fronteira. Na ocasião, foi feito o convite para participação no 1º Seminário Internacional de Turismo de Fronteira, que acontece nos dias 11 e 12 de junho, em Foz do Iguaçu. Entre os objetivos do evento, que terá a participação da OMT-Organização Mundial de Turismo, está a integração de cidades fronteiriças e a viabilização de uma agenda positiva de desenvolvimento do turismo de fronteira. A Embratur vai participar do Seminário e dos debates relacionados a promoção turística internacional do destinos brasileiros. “Promover os roteiros do sul de maneira integrada preocupando-se com o turismo de Filas para ingressar no Parque Nacional do Iguaçu fronteira é uma forma inteligente de fomentar o fluxo de turistas estrangeiros”, destacou o chefe de gabinete da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo. A iniciativa estaria alinhada à meta de aumentar a presença de turistas dos países vizinhos, para atingir um outro patamar na entrada de turistas internacionais. O diretor de Mercados Internacionais do Instituto, Marcelo Pedroso, também endossou o apoio à iniciativa. “Para que possamos chegar aos 10 milhões de turistas em 2020, precisamos reforçar o turismo intrarregional e alcançar a marca de 7 milhões de sul-americanos visitando o Brasil. Essa é a estratégia que o presidente Flávio Dino tem adotado”, frisou. Para a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira, é necessário que haja um investimento na promoção turística integrada dos Estados do Sul do País. “Um percentual da verba descentralizada que a Embratur vai disponibilizar deveria ser destinada à promoção internacional dos roteiros integrados de nossos Estados”, afirmou Abigail.

Encatho 2012

O 26º Encontro Catarinense de Turismo –Encatho está chegando e quem quer participar deverá providenciar sua inscrição. A promoção é da ABIH-SC, e acontecerá de 25 a 27 de abril, no CentroSul, em Florianópolis, SC. O tema central do evento será “A Hotelaria na Era da Informação”, em torno do qual giram os debates, cursos, simpósios e demais atividades da programação técnica do encontro. As inscrições são gratuitas aos associados da ABIH-SC e aos afiliados das demais entidades do trade catarinense. Inscreva-se: www.encatho.com.br

Site do Joinville Região Convention

O Joinville Região Convention & Visitors Bureau acaba de lançar o seu novo site, que pretende estimular mais acessos às informações sobre eventos, em especial os de negócios, na região e divulgar o trabalho da entidade. O site é www.eventosemjoinville.com.br, com nova dinâmica de acesso. Há interface com as redes sociais, link para o site da Infraero, com informações sobre pousos e decolagens, vídeo de Joinville, calendário de eventos etc. Para os associados, uma das principais vantagens é o espaço para a publicação de noticias sobre as empresas. Os e-mails também mudaram para diretoria@eventosemjoinville.com.br, administrativo@eventosemjoinville.com.br, captação@eventosemjoinville.com.br e associado@eventosemjoinville.com.br.

Azul três anos

A Azul Linhas Aéreas comemorou no último dia 6 seu terceiro aniversário na cidade de Manaus. A companhia decolou o seu primeiro voo rumo à capital amazonense em 6 de abril de 2009, dando início as suas operações no Norte do País. Hoje, a Azul opera dois voos diários ligando a cidade de Campinas e um ligando Belém, os quais já transportaram mais de 150 mil clientes de e para Manaus. Ambos os destinos oferecem opções de conexão para várias cidades operadas pela companhia em todo o Brasil. Em 20 de junho, se aprovado pela Anac, a Azul passará a oferecer voos para Porto Velho e Cuiabá, aumentando ainda mais a sua oferta na região Norte do País. Os voos a Manaus têm obtido média de 80% de ocupação. Para marcar a data a Azul está oferecendo passagens com tarifas especiais a partir de R$ 199,90 o trecho entre Belém e Manaus. Ainda, a companhia oferece linhas de ônibus gratuitas para São Paulo, Piracicaba, Sorocaba, Barueri e Santa Bárbara D´Oeste a partir de Campinas.

21º Stammtisch em Blumenau

Um total de 258 grupos se inscreveu para o 21º Stammtisch, programado para o dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, na Rua XV de Novembro, em Blumenau. A primeira etapa das inscrições contemplou confrarias que participaram da festa nos dois últimos anos. A segunda etapa de inscrições para ocupar 42 vagas restantes ocorreu nos dias 09 e 10 de abril. O regulamento da festa de 2012 se encontra no site www.parquevilagermanica.com.br. No próximo dia 17, às 18h30 haverá reunião com todas as confrarias inscritas, no Setor 1 da Vila Germânica. "Cada grupo terá que enviar pelo menos um responsável para esta reunião", avisa.

Menos encargos para hoteis

O Governo Federal anuncia o plano "Brasil Maior" com medidas que desoneram a folha de pagamento, com o INSS passando a vigorar em 2% do faturamento. Hoje 72% dos hotéis brasileiros são de pequeno porte, já tendo sido contemplados com o Simples. Já a outra parcela será beneficiada com esta medida, destaca Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional. Segundo ele, a união das entidades do setor como ABIH, FNHA, FOHB e Resorts Brasil foi primordial para atingir este objetivo. “Temos atuado sempre juntos e vamos continuar em busca de outras conquistas” anuncia Fermi.

Nova Diretoria da ABIH-PR

A ABIH-PR elegeu nova diretoria no dia 29 de abril. Para presidente foi eleito Henrique Lenz Cesar Filho, do Hotel Lancaster; o Vice-Presidente é Paulo Peretti Iglesias, do Hotel Alta Reggia; Vice Presidente Regional Oeste, Simone Eloisa de Castro Ramos, do Hotel Panorama e Aquamania Resort; o Diretor Administrativo é Carlos Grocoske, do Garden Curitiba Hotel; Vice Diretor Administrativo, José Ribas de Oliveira, de Hotéis San Juan; Diretor Financeiro, Orlando Kubo, do Hotel Guairá e Vice Diretora Financeira, Denise Lorenzon Sferelli, do Lizon Curitiba Hotel. Na foto de Gerson Lima, o presidente eleito.

Seminário de Turismo e Negócios

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC conquistou 32 novas empresas associadas nos três primeiros meses de 2012. Na avaliação da presidente Anita Pires, a ABEOC pode crescer em ritmo ainda mais acelerado, mas o importante neste momento é que os esforços da entidade sejam focados em melhorar processos, ampliar serviços para os associados e fortalecer o setor estão refletindo em novas associações. Para crescer ainda mais, a ABEOC prepara para breve uma campanha para atrair novos associados. Aguarde novidades.

Conselho de Turismo CNC

A ABEOC apoia a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação -FBHA e o Seminário de Turismo e Negócios sobre o Poder dos Eventos Globais, que reuniu no dia 9 de abril, os nomes mais importantes do setor para debater o impacto dos grandes eventos esportivos de 2014 e 2016 no turismo receptivo do Brasil. Cerca de 300 empresários do setor participaram do evento, na sede da Fecomércio - SP. O seminário contou com a participação de convidados nacionais e internacionais como Christopher Rodrigues, chairman do Visit Britain, Geoff Buckley, ex-diretor geral do Tourism Australia e diretor da KPMG, Roland Bonadona, diretor geral da Accor para a América Latina, e Jay Neuhaus, diretor de marketing da FIFA para a Copa do Mundo de 2014.

Porto Itapoá

O Terminal Portuário de Itapoá promoverá encontros comerciais nas cidades de Balneário Camboriú, Joinville e Curitiba, para apresentar seus diferenciais de tecnologia, agilidade e segurança a empresários, importadores, exportadores, despachantes, transportadoras, armadores, investidores e agentes do meio logístico. Em Joinville o encontro acontecerá no dia 19 de abril, em parceria com o Núcleo de Comércio Exterior da Acij , e no dia 26, em Curitiba -PR. Os eventos contarão com a presença do superintendente do Porto Itapoá, Patrício Junior, além dos demais diretores e gerentes do terminal. “Com esta ação visamos estreitar o relacionamento com importadores e exportadores dos estados de Santa Catarina e Paraná, conhecendo suas demandas e oferecendo uma opção portuária ajustada às necessidades de cada cliente”, afirma. Focado no tripé da Segurança, Produtividade e Alta Performance, o Porto Itapoá já é destaque no meio logístico do continente com menos de um ano de operação, sendo considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina. De junho de 2011, quando iniciou suas operações, até janeiro de 2012, o Porto Itapoá já recebeu mais de 150 navios e movimentou mais de 60 mil contêineres.

Santuários Marianos Europeus

O Santuário Nossa Senhora de Lourdes é um dos mais visitados do mundo, recebendo mais de seis milhões de peregrinos por ano. Só em 2008, ano em que foram comemorados os 150 anos das aparições, o número de visitantes superou nove milhões. O templo está localizado em Lourdes, pequena cidade da França, que apesar dos seus 15 mil habitantes é um dos lugares mais visitados do país e já se tornou a segunda cidade hoteleira, com 270 unidades. O motivo de tamanho interesse pela cidade é o Santuário Mariano de devoção a Nossa Senhora, construído após as aparições da Virgem em 1858 à menina Bernadete Soubirous, uma criança pobre que morava com seus pais em Lourdes. A primeira aparição aconteceu em 11 de fevereiro daquele ano. Constam nos arquivos da igreja mais de 7.000 processos de milagres atribuídos a Nossa Senhora de Lourdes, com 67 milagres comprovados. Saiba mais em www.caminhos sagradosturismo.com.br.

Hotelera Posadas em Vinhedo

A Hotelera Posadas, maior operadora hoteleira de origem latino-americana e detentora das marcas Caesar Park e Caesar Business na América do Sul, irá inaugurar no segundo semestre de 2013 um hotel da marca Caesar Business e outro da marca One Hotels, em Vinhedo, interior de São Paulo. O Complexo Hoteleiro Spazio Vinhedo é responsável pela construção, e irá investir R$ 35 milhões. O Caesar Business Vinhedo terá 120 apartamentos, piscina externa aquecida de 70m², fitness center, restaurante, estacionamento com 120 vagas, além de três salas de eventos modulares, que se transformam em auditório para 230 pessoas, e mais duas salas de reunião, que somam 12 lugares cada e ainda um foyer. O hotel irá oferecer serviços de lavanderia, room service 24 horas e internet wi-fi gratuita, programa de fidelidade e receberá investimento de R$ 23 milhões. Já o One Vinhedo contará com 110 apartamentos, estacionamento com 72 vagas, serviços de lavanderia e de internet wi-fi gratuita. O investimento será de R$ 12 milhões. A marca One Hotels constitui um produto no segmento três estrelas, com serviços padronizados, apoio tecnológico em administração, operação e reservas, além de programa de fidelidade.

Curta Curitiba a Pé

A região central de Curitiba será redescoberta por curitibanos e visitantes que caminharem pelo novo roteiro turístico Curta Curitiba a Pé. O mapa foi lançado no dia 28 de março, pelo prefeito Luciano Ducci, no Paço da Liberdade e tem indicações para três tipos de passeios pela região central, que podem ser feitos em agradáveis caminhadas. "Como todas as cidades referência em turismo temos um roteiro de estímulo para caminhadas pelo Centro, onde a Prefeitura já promoveu várias revitalizações e continua a investir em melhorias", disse o prefeito. "Com o interesse de visitantes e dos curitibanos conseguimos estimular vendas no comércio local e tornar a região mais movimentada e segura". O mapa foi elaborado pelo Instituto Municipal de Turismo e Fundação Cultural de Curitiba. A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, lembrou que o roteiro “Curta Curitiba a Pé” será também um instrumento para bem receber o turista na Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das cidades-sede do mundial.

Quinta do Bucanero

Pousada Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa, em Imbituba – SC, após a versão inglês do seu site lança também versão em francês. A tradução ficou a cargo de André Boulerice, ex-Ministro de Relações com Cidadãos e Imigração de Quebec, Canadá. A Pousada Quinta do Bucanero – membro do Roteiros de Charme e considerada uma das melhores para casais em todo Brasil. Informações em www.bucanero.com.br/2010/francais/auberge_plage_do_rosa_santa_catarina_bresil/.

Roteiro cinematográfico em Tocantins

O lançamento de “Xingu o Filme” em Palmas, no dia 10 de abril, no Cinemax, em seção especial para convidados tem repercussão vantajosa para o turismo: o lançamento do primeiro pacote de turismo cinematográfico no Tocantins, modalidade que leva o turista a conhecer cenários e set's de filmagens de grandes produções cinematográficas. Nos dias 11 a 15 de abril, o roteiro será inaugurado por uma equipe composta por jornalistas e outros profissionais do trade turístico. A equipe percorre os atrativos selecionados no Cantão e no Jalapão, tendo por base, especialmente, os set's de filmagens de "Xingu - o Filme", e de outras superproduções a exemplo do "Survivor", reality show de audiência em mais de 100 países nos Estados Unidos. Também no roteiro, cenários explorados no filme "Deus é Brasileiro" e locações de algumas cenas da novela "Araguaia", da Globo. A partir da próxima semana os pacotes com roteiros do turismo cinematográficos serão colocados à disposição dos interessados. Mais informações pelo site: www.rotadaiguana.com.br

Turismo Cinematográfico

Ainda novidade no Brasil, o Turismo Cinematográfico do Tocantins se sobressai, no cenário nacional, com a proposta de explorar set’s de filmagens de grandes produções realizadas no Cantão e no Jalapão. Países como os Estados Unidos e a China, dentre outros, recebem milhares de turistas o ano inteiro, atraídos por locações de grandes produções. A Cidade Proibida, na China, passou a receber milhares de turistas/dia, com a exploração do turismo cinematográfico, respaldada pelo filme “O Último Imperador”, produzido ainda na década de 80.

ONDE: Cantão e Jalapão – Tocantins
QUANDO: de 11 a 15 de abril/2012
LIGAÇÃO DO TURISMO CINEMATOGRÁFICO COM O FILME XINGU: Decorre do fato de o primeiro pacote te turismo cinematográfico do Tocantins possibilitar ao turista visitar set's de filmagens do Filme Xingu, além de outras grandes produções já realizadas no Estado.
CONTATOS para entrevista: Suzana Barros, 9226-2116
ENTREVISTADOS: ver sugestões após o release.

TOCANTINS OFERECE TURISMO CINEMATOGRÁFICO

O lançamento de “Xingu o Filme” em Palmas - nesta terça-feira, 10, no Cinemax, em seção especial para convidados - tem repercussão vantajosa para o turismo: o lançamento do primeiro pacote de turismo cinematográfico no Tocantins, modalidade que leva o turista a conhecer cenários e set's de filmagens de grandes produções cinematográficas. Agendado para o período de 11 a 15 deste, o roteiro será inaugurado por uma equipe composta por jornalistas e outros profissionais do trade turístico.

A equipe deve percorrer os atrativos selecionados no Cantão e no Jalapão, tendo por base, especialmente, os set's de filmagens de "Xingu - o Filme", e de outras superproduções a exemplo do "Survivor", reality show de audiência em mais de 100 países nos Estados Unidos. Também no roteiro, cenários explorados no filme "Deus é Brasileiro" e locações de algumas cenas da novela "Araguaia", da Globo.

A partir da próxima semana os pacotes com roteiros do turismo cinematográficos serão colocados à disposição dos interessados. Mais informações pelo site: www.rotadaiguana.com.br

Turismo Cinematográfico

Ainda novidade no Brasil, o Turismo Cinematográfico do Tocantins se sobressai, no cenário nacional, com a proposta de explorar set’s de filmagens de grandes produções realizadas no Cantão e no Jalapão. Países como os Estados Unidos e a China, dentre outros, recebem milhares de turistas o ano inteiro, atraídos por locações de grandes produções. A Cidade Proibida, na China, passou a receber milhares de turistas/dia, com a exploração do turismo cinematográfico, respaldada pelo filme “O Último Imperador”, produzido ainda na década de 80.

SUGESTÃO DE ENTREVISTADOS:

Lucio Flavo Adorno, presidente da Adtur. Pode falar sobre a importância desse novo segmento de turismo para o Tocantins. Contatos com Olga Cavalcante, assessora de Comunicação da Adtur: 3218-2531
Ana Cristina Costa e Silva, autora de uma série de livros e publicações que
tratam dos pilares estratégicos para o desenvolvimento do turismo cinematográfico nacional sob o conceito da economia criativa. Pode falar sobre o Turismo Cinematográfico de maneira geral e do caso específico do Tocantins.
Rita de Cássia Turcato, proprietária da Rota da Iguana, operadora de turismo a ofertar os primeiros pacotes de turismo cinematográfico no Tocantins. Pode falar sobre os roteiros.
IMPORTANTE: A maioria desses entrevistados só estarão em Palmas até a terça à noite. Na quarta, viajam às 6h da manhã para o Jalapão.

Por: Nelci Terezinha Seibel, em 2012-04-09

Fonte: Autoria Própria.

Formas de pagamento:

Cartões de crédito:
Cartões de crédito

Débito online:
Débito online

Boleto:
Boleto

Desenvolvido por: ismaelMatias

Central de atendimento:

Rancho Queimado SC (48) 4052 9209
São Paulo SP (11) 3522 6943
Florianópolis SC (48) 4052 9209
Plantão TIM (48) 9982 3401
e-mail: immb@motivacao.org

Imagens ilustrativas. Para realizar pagamento, inclua o produto no carrinho de compras para escolher a forma de pagamento.