FEEAI 2010 A integração da eletroeletrônica com as tecnologias da automação.

Tecnologia e eficiência são as palavras mais ouvidas nos corredores da 4ª Feira Eletroeletrônica e Automação Industrial, aberta nesta terça-feira, no Megacentro Wittich Freitag, Expoville. A infinidade de cabos, fios, equipamentos e máquinas exposta nos estandes fazem todo sentido para os profissionais do setor, público altamente qualificado, para quem a feira se dirige, está na busca de soluções para problemas como gastos excessivos na produção, manutenção de banco de dados e equipamentos, além da modernização de processos. Para isso, se amparam em novos softwares, combinados com novos equipamentos.

A PowerCom Brasil traz segurança, ao apresentar na feira o Rack Cofre, uma espécie de caixa preta para dados de informática. Sua grande proporção permite o abrigo do servidor central de uma empresa, protegendo desde os pequenos perigos como poeira e umidade, até grandes ameaças como incêndios, inundações e furto. Além disso, a empresa ainda trabalha com as linhas de geradores de energia elétrica e No Breaks e para ela o mercado do estado de Santa Catarina é considerado promissor. “Acabamos de abrir uma filial em Itajaí e no segundo semestre expandiremos para Criciúma, para depois chegar a Chapecó”, afirma Robson Andrade, Gerente da empresa no território catarinense. “Com a participação na feira esperamos movimentar mais de R$ 1 milhão em negócios’, finaliza.

À Kron cabe a parte da manutenção, como explica Ideraldo Pereira, responsável pelos novos negócios da empresa. “Da mesma forma que os seres humanos realizam exames para monitorar sua saúde, também é preciso olhar as máquinas”, afirma. “Nossos equipamentos cuidam do estado de conservação de equipamentos, evitando que estes tenham falhas mecânicas ou elétricas”. Os produtos de maior destaque na feira são os Detectores de Falhas e Analisadores Preditivos para Motores Elétricos e o Analisador da Qualidade de Energia. São eles que dirão, por exemplo, se existe um desnível na máquina que prejudique o funcionamento, fazendo-a gastar mais energia elétrica do que o necessário e mostra como está a qualidade do sinal elétrico, usada pela mesma.

A Elipse é especializada em softwares. Seus programas são usados no gerenciamento de processos, trazendo em tempo real as informações coletadas no interior de uma fabrica. Isso permite um controle maior sobre a produção, contribuindo também na manutenção de equipamentos e produtividade. Grandes empresas de Joinville e Jaraguá do Sul como Ciser, Weg, Doeller e Fundição Tupy são clientes da Elipse. No estande da feira as novidades são o E3 Playback que tem a capacidade de armazenar os dados analisados, tornando mais fácil o acesso a dados passados, e o E3 Power, voltado para o gerenciamento de energia elétrica. “Sempre atuamos no mercado energético com a parte de geração e agora partiremos para a distribuição, levando em conta o consumo consciente da energia elétrica”’, explica Ana Carolina Franco, Gerente da Filial do Paraná da empresa.

Para aprender

Embora a Feira tenha seu foco em um público específico, os interessados em desvendar pelo menos alguns dos segredos da eletroletrônica x automação industrial, devem assistir as palestras do 4º Seminário de Automação, Instrumentação e Sistemas, que ocorre paralelo à Feira.

No primeiro dia, os professores Vanessa de Oliveira Collere e Marcelo Leandro de Borba esclareceram, por exemplo, que a automação é diretamente ligada à produtividade e à qualidade do produto final. Eles são coordenadores do Parque Tecnológico da Região de Joinville, criado numa parceria entre Univille, UDESC e UFSC, com incentivos do Governo Federal.

“Hoje, o diferencial competitivo das empresas é a inovação”, afirma o Prof. Marcelo. E isto exige altos investimentos. O Parque Tecnológico é de grande valia para Joinville como pólo industrial, porque sua função é a realização pesquisas, visando a inovação tecnológica, gestão, apoio e suporte na implantação de projetos de automação e inovação, reduzindo custos para as empresas.

Na quarta-feira (14), o Seminário continua, com temas como “Centro de Comando de Motores Inteligente”, “ Segurança na Automação Industrial” e “Redes de Comunicação Industrial”. Saiba mais em www.eurofeiras.com.br.

EURO Feiras de Negócios – Fone: 47 3028-0002

Assessoria de Comunicação - S & A Editoração Gráfica
Nelci Terezinha Seibel - Jefferson Luchtenberg
Fone: 47 3425-4090
E-mail: nseibel@terra.com.br

Por: Nelci Terezinha Seibel, em 2010-04-14

Fonte: Autoria própria.

Formas de pagamento:

Cartões de crédito:
Cartões de crédito

Débito online:
Débito online

Boleto:
Boleto

Desenvolvido por: ismaelMatias

Central de atendimento:

Rancho Queimado SC (48) 4052 9209
São Paulo SP (11) 3522 6943
Florianópolis SC (48) 4052 9209
Plantão TIM (48) 9982 3401
e-mail: immb@motivacao.org

Imagens ilustrativas. Para realizar pagamento, inclua o produto no carrinho de compras para escolher a forma de pagamento.