Enviada por: Atanilson Dias, em 2008-10-01

Olá gostaria de saber se todas as especies de amora contem as mesmas características para efeito do chá.

Olá Atanailson!


Ainda estou gatinhando em fitoterapia e assim para responder preciso, quase sempre, pesquisar.
Abaixo segue um texto com sua fonte…



Ao que parece, temos na amora preta mais propriedades…


Nesse link que já foi publicado antes, também tem mais informações sobre as amoras: http://pt.wikipedia.org/wiki/Morus

Abraços


Egídio



As amoras pertencem à família das Moráceas que, agrupando espécies bastante variadas, produzem frutos de usos, aparência e sabor tão diferentes entre si como os figos (Ficus), a fruta-pão e a jaca (Artocarpus), além das próprias amoras (Morus). As amoreiras podem ser de três espécies: vermelha (Morus rubra), branca (Morus alba) ou negra (Morus nigra). A coloração de seus frutos varia de acordo com a espécie à qual pertencem e conforme o seu grau de maturação.



Originárias da Ásia, as amoras foram, provavelmente, introduzidas na Europa por volta do século XVII. No Brasil, a amoreira — em especial a negra — cresce bem em toda parte, podendo ser encontrada de forma subespontânea em praticamente todas as regiões do país.



Se a amoreira-branca é a preferida na criação do bicho-da-seda, que se alimenta de suas folhas, a amoreira-negra costuma ser a preferida para o consumo alimentar humano, pelo sabor mais pronunciado de seus frutos que são, também, mais volumosos. Além disso, a amoreira-negra é árvore de características ornamentais pois, apesar de não alcançar muita altura, sua copa, de folhas abundantes, proporciona boa sombra.



Todas as amoras são ricas em vitamina C e caracterizam-se por sua forma típica, gerada a partir do agrupamento de vários e minúsculos frutos que se unem formando uma polpa rica em água e açúcar. E qualquer uma delas, encontradas no pé e bem maduras, faz a delícia das crianças, dos adultos e, é claro, da avifauna. São geralmente consumidas in natura e podem ser servidas também com creme de chantilly; são igualmente deliciosas quando utilizadas no preparo de tortas, sorvetes, compotas, galéias, doces cristalizados ou em massa, ou transformadas em vinhos, licores e xaropes.



Informações mais recentes de pesquisas têm demonstrado um maior potencial da utilização da amora-preta como um corante artificial de excelente qualidade, seja para qualquer finalidade. Outra grande descoberta da utilização da amora-preta que vem expandindo, seria seu uso para fins medicinais, como uma planta que atua contra o câncer, pela ação do ácido elágico, e também no combate a osteoporose, devido sua concentração elevada de cálcio (46 mg/100g fruto). Outra utilização crescente, é como tônico muscular para utilização durante práticas esportivas, devido ao alto teor de potássio encontrado no fruto (245 mg/100g fruto).



Fonte: http://frugal.blogspot.com/2005/10/amoras.html

Respondida por:
Egídio Garcia Coelho
Parapsicólogo Holoterapeuta
RTA 9094384

Formas de pagamento:

Cartões de crédito:
Cartões de crédito

Débito online:
Débito online

Boleto:
Boleto

Desenvolvido por: ismaelMatias

Central de atendimento:

Rancho Queimado SC (48) 4052 9209
São Paulo SP (11) 3522 6943
Florianópolis SC (48) 4052 9209
Plantão TIM (48) 9982 3401
e-mail: immb@motivacao.org

Imagens ilustrativas. Para realizar pagamento, inclua o produto no carrinho de compras para escolher a forma de pagamento.